O ensino para esta fase se propõe a ajudar o aluno no desenvolvimento pleno das suas potencialidades cognitivas, afetivas e espirituais, e sua inserção no ambiente social, tendo como eixo norteador os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e uma formação cristã firmada nos princípios e valores cristãos.
Para tanto, a escola conta com uma equipe docente qualificada que utiliza como material didático básico a coleção “Crescer em Sabedoria” do Sistema Mackenzie de Ensino, e de outros recursos pedagógicos, que além de promover o desenvolvimento de um espírito científico, criativo e investigador, visa também ajudar o aluno a desenvolver a cooperação, a solidariedade, a autodisciplina e o respeito próprio e mútuo, a fim de que se torne um cidadão consciente de seus deveres e direitos, e assim possa contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A Educação Infantil do IPE atende crianças entre 3 a 5 anos. Com uma proposta pedagógica baseada nos Referenciais Nacionais da Educação Infantil, e uma metodologia que considera as peculiaridades da criança desta faixa etária, são elaborados projetos educativos cujas características são: a abordagem globalizadora, a exploração e o desenvolvimento das habilidades corporais e dos sentidos, a ação concreta, o respeito ao ritmo individual no processo de aprendizagem, a predominância do lúdico e da imaginação, e a proposição de situações desafiadoras.
Com a cooperação da família, bem como de toda a comunidade, esta proposta pedagógica visa o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos espiritual, físico, mental, emocional e social.
Compreende alunos do 6º ao 9º ano entre a faixa etária de 10 a 15 anos para cursar as disciplinas de: Língua Portuguesa, Redação, Matemática I (Álgebra), Matemática II (Geometria) , Ciências ( 6º ao 8º ano ) , Química e Física (9º ano) , Geografia, História, Inglês, Arte, Ensino Religioso e Educação Física.
A proposta pedagógica segue os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) proporcionando ao aluno uma formação cristã e acadêmica de excelência.
Para isso conta com uma equipe docente qualificada que utiliza a coleção “Crescer em Sabedoria do SME” (Sistema Mackenzie de Ensino), cujo “principal objetivo é proporcionar ao aluno oportunidades de aprender fatos e conceitos, trabalhar habilidades motoras e de pensamento bem como, desenvolver valores cristãos e bíblicos.”
A proposta pedagógica das três séries do ensino médio compreende as quatro grandes áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), conforme as diretrizes do ENEM e de outros exames vestibulares do país. As disciplinas, no entanto, não perdem sua identidade e apresentam uma visão compartilhada de diversos temas, proporcionando aos alunos uma visão integrada dos conhecimentos.
Essa abordagem abrangente e multidisciplinar dos conhecimentos visa à formação integral do aluno, bem como à sua preparação para a vida universitária.